50 anos de louvor a Deus

O Coral da Fraternidade da Igreja Presbiteriana de Curitiba mantém suas atividades ininterruptas há mais de 50 anos. São aproximadamente 3000 participações em cultos semanais da Igreja Presbiteriana de Curitiba, em outras igrejas, além de visitas a hospitais, asilos e penitenciárias.

É um ministério de louvor a Deus e um instrumento de propagação da palavra de Deus em todos os momentos. Sempre se pauta pelas mensagens que levam alegria e esperança onde quer que cante.

Fundado em 1971 como Coral da Igreja Presbiteriana de Curitiba por iniciativa do reverendo Oswaldo Emerich, teve como sua primeira regente Diná Raquel Daudt da Costa, ainda hoje atuante. Vale uma menção as precursoras: Nephália Gonçalves, que coordenou a primeira organização de um coral em 1918, seguida por Cleusa César, dirigente do Órfeão da Igreja, em 1938, e Ema de Carvalho, que reorganizou o coro em 1946.

O Coral foi batizado como Coral da Fraternidade por sugestão do reverendo Elias Abrahão (1941-1996) em 1975 após uma viagem de intercâmbio à Igreja Presbiteriana do Brás, em São Paulo.

Ao longo desse tempo, o Coral da Fraternidade construiu um repertório com 21 cantatas de autores renomados e quase 250 hinos. Perto de 350 coralistas participaram em algum momento deste ministério.

Coral da Fraternidade gravou cinco CDs ao longo da sua história. São eles: Esperança, gravado no inverno de 1996 em estúdio, Fé, gravado em 1997, Natal (com hinos de Natal), gravado na própria igreja, Amor (que junto com Esperança e Fé forma a trilogia) e o dos Hinos Tradicionais, gravado no Espaço de Adoração.

A participação do Coral da Fraternidade nos cultos da Igreja Presbiteriana de Curitiba abriu as portas para que outros projetos fossem realizados ao longo desses mais de 50 anos de ministério. Nos finais de ano, entre a década de 70 e 90, foram realizadas as Serenatas de Natal itinerantes pelas ruas e bairros de Curitiba. Também foram realizadas viagens de intercâmbios com outras igrejas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Brasília.

Há 15 anos, o Coral da Fraternidade realiza o programa “Música que Cura”, iniciativa que leva alegria, conforto e esperança às pessoas internadas e doentes nos hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Uma vez por mês, os integrantes do Coral da Fraternidade percorrem corredores, alas, UTIs, enfermarias e quartos cantando e orando baixinho, deixando uma mensagem de fé, esperança e alegria para médicos, enfermeiras, doentes e familiares.

A música de louvor e adoração entoada pelo Coral da Fraternidade não pode parar, assim como os projetos especiais desenvolvidos por este ministério. Como bem disse o pastor Juarez Marcondes Filho, o Coral deve “continuar proclamando o grande amor de Deus pelos homens” por meio do seu repertório e de suas mensagens. É sempre tempo de render graças e louvar a Deus.