Pastoral da Semana

o homem bem-aventurado medita na lei do Senhor de dia e de noite"

Pastoral 11/12/2022

09_659906_5d76f025e2840
por Rev. Juarez Marcondes Filho

 

DIA DA BÍBLIA

O segundo Domingo de dezembro é separado para comemorar o Dia da Bíblia, uma oportunidade para se destacar o valor da Palavra de Deus impressa; mesmo em módulo eletrônico, não deixa de ser um precioso texto que comunica as verdades divinas. 

Há que se ressaltar este aspecto, pois, o Deus eterno querendo comunicar-se com a criatura, legou-nos este santo livro, cujo conteúdo revela o ser e a obra de Deus. 

A teologia cristã não se baseia na especulação, ela é nutrida da revelação divina. O téologo cristão não mergulha nas profundezas do seu ser para extrair algum pensamento ou sentimento a respeito da divindade, ele simplesmente abre os olhos e acompanha o Deus que se dá a conhecer através da Escritura Sagrada. 

Que podemos e devemos fazer com a Bíblia? Atentemos para algumas tarefas que recaem sobre nós consoante ao santo livro. 

Ler e Meditar - O Salmo 1º afirma que o homem bem-aventurado medita na lei do Senhor de dia e de noite (v. 2). Não se trata de uma rápida leitura, como a que fazemos no jornal diário; não basta correr os olhos para ver as manchetes; é preciso refletir, ponderar, indagar e, muito especialmente, perguntar: o que isto tem a ver com a nossa vida? 

Alguns não se dão ao trabalho de aprofundar-se no estudo da Bíblia, se satisfazem em ouvir o pregador; afinal, certamente ele meditou e ponderou e é o responsável para trazer o ensino bíblico ao povo de Deus. Há uma necessária reflexão pessoal, intransferível, e que será o meio pelo qual o Espírito de Deus comunicará toda a verdade ao coração de cada crente. 

A mera audição da Palavra fará pouco por nós, se não for seguida pela leitura e meditação. Há que se dedicar esforço e tempo para isto, nada que não caiba dentro de uma rotina diária. Centenas de páginas, em letra miudinha pode parecer uma tarefa interminável, mas com método tudo se resolve. 

Não se come 5 quilos de arroz de uma só feita, mas no curso de um período, sim. A leitura de 3 capítulos diariamente garante o esgotar completo das Escrituras em um ano. Ou, quem sabe, 1 capítulo diário, ao longo de 3 anos. Outro modo de desenvolver a leitura é indo livro por livro, tendo alguma orientação básica, nunca perdendo a visão global. 

Isto posto, com a chegada de um novo ano, que tal assumir um compromisso de todos os dias empregar um tempo diário para estudar a Palavra de Deus? Rapidamente será possível ver a diferença que isto fará em nossa vida. 

Editar e Distribuir - O Dia da Bíblia é uma oportunidade que temos para agradecer a Deus a vida das Sociedades Bíblicas no mundo todo. Elas são responsáveis pela edição e distribuição das Sagradas Escrituras, tornando a Bíblia no livro mais vendido em toda a face da Terra. 

A tarefa de uma Sociedade Bíblica é muito intensa. As constantes revisões, em função da mudança da linguagem, a necessidade de alcançar públicos diversos, a produção do texto completo ou de um dos Testamentos, ou mesmo porções das Escrituras, o cuidado com o acabamento, a manutenção de postos de distribuição e toda a dinâmica de uma empresa moderna, são fatores que não podemos esquecer, e agradecer a Deus a bênção de homens e mulheres que assumiram a responsabilidade de tornar conhecido o texto sagrado. 

Conhecer e Praticar - Todo este empenho tem por objetivo não, apenas, o nosso deleite espiritual, mas a transformação radical de nossas vidas. Devemos construir a casa sobre a rocha; isto, requer o ler e meditar, mas, também, o praticar a Palavra de Deus (Mateus 7.24). A Escritura Sagrada é a nossa regra de fé e prática. O que cremos se encontra explicitado na Bíblia, mas nossa vida será a expressão maior da Palavra do Senhor; muitos lerão a Bíblia por intermédio de nossos gestos, atitudes e palavras.